Um Guia para Iniciantes sobre a Carteira NEAR e o Processo de Staking

Devido à demanda popular, aqui está um guia completo, nem um pouco chato, sobre como criar uma carteira e fazer staking de $NEAR no protocolo NEAR. Vamos manter isso simples e fácil. É sobre isso que vamos falar:

  • Criação de uma conta na NEAR.
  • Adição de fundos à conta
  • O que acontece se você não adicionar fundos à sua conta
  • Como importar ou adicionar uma conta
  • Como fazer stake, escolher um validador, e desfazer o stake
  • Como conectar sua conta a um Dapp na NEAR
  • Como monitorar o rendimento percentual anual (APY) do seu staking

Espero que este guia seja legal e direto, mas caso não seja, fique à vontade para fazer mais perguntas no [Grupo de Suporte a Carteiras NEAR no Telegram](https://t.me/NEARSupport).

Ok, vamos começar!

Passo 1

Para começar, você vai querer ir para https://wallet.near.org. Esta é a sua base de operação. Se você já criou uma conta e não quer conectar uma nova conta à já existente, você pode abrir uma página em um navegador anônimo. Se for a sua primeira vez, ela o levará a esta página abaixo:

Passo 2

Supondo que você está planejando criar uma conta, você vai querer selecionar a caixa azul à esquerda — “Criar conta”. A página abaixo é o que aparecerá:

É aqui que você tem a oportunidade de criar uma Conta NEAR. Pode ser um pouco complicado se não se conhece muito bem o processo, então vem comigo.

Você escolhe o nome da sua conta e, em seguida, clica em “Criar conta”. No exemplo abaixo, eu escolhi o nome “exemplo”, mas você pode escolher qualquer coisa. E não, você não pode alterar o nome da sua conta uma vez que tenha sido criada (embora você possa comprá-la e vendê-la).

Em seguida, você precisa concordar com os termos e condições e a política de privacidade. Para concordar, ative as duas marcas de verificação à esquerda (após ler os termos, é claro).

Ok, esta é a próxima tela que aparece. Você precisa escolher o seu método de segurança. Nota: Isto pode ser alterado depois que a conta for criada, mas você ainda deve selecionar a que for mais segura (ou seja, use uma _frase de recuperação_ ou um _Ledger Nano S ou X_).

A próxima tela foi omitida por precaução, pois mostra a “frase semente”. Deve ter 12 caracteres. Você vai querer absolutamente fazer cópia(s) de segurança dessa frase. Copiá-la significa colocá-la em 4 pedaços de papel. Dê um pedaço do papel para sua mãe, coloque o outro na gaveta de meias, um na sua caixa bancária e um quarto na parte inferior de uma pasta de arquivos num envelope com o nome de “chato”. A maioria das pessoas não perde fundos por ter sua frase semente comprometida: A maioria perde-a e nunca a recupera.

Observação: Sua frase semente é o acesso à sua carteira. Não compartilhe-a com ninguém. Nunca. Se você perdê-la, não há um suporte ao cliente para recuperá-la, então certifique-se de realmente fazer cópia de segurança dessa frase.

Para certificar-se de que registrou corretamente a semente, será solicitado que insira uma das palavras escolhida aleatoriamente. Depois de fazer isso, aparecerá esta tela:

Aqui é onde as coisas podem ficar um pouco complicadas. A NEAR é construída em torno de um modelo de conta, em que os usuários têm IDs legíveis. Para obter essa identificação, no entanto, você precisa adicionar um saldo de 1 NEAR à sua conta. Então, eis como obter o ID que selecionou no processo anteriormente:

  1. Você mantém a janela aberta. Em nenhuma circunstância você deve fechar a janela durante o processo. Se o seu computador travar e tiver que reiniciá-lo, você terá que começar tudo de novo e reinserir a conta desejada, obter uma nova frase semente, e assim por diante.
  2. Agora, em outra janela, você deve acessar a conta de uma exchange em que tenha comprado NEAR, e enviar 1 NEAR (ou talvez 2–3) para este endereço de financiamento único. O ponto chave aqui é que isso deve ser feito _em outra janela_. Não feche a janela onde houver uma imagem como a anterior. Está disponível uma lista de exchanges que atualmente oferecem $NEAR.
  3. Uma segunda opção é financiar a sua conta nova com MoonPay. Sob esta opção você vai clicar no segundo botão inferior e passar pelo processo de criação e financiamento da MoonPay.
  4. Uma terceira opção é pedir a um amigo ou alguém que tenha NEAR que envie 1 NEAR para o seu endereço alfanumérico temporário. Lembre-se de não fechar a janela original sob nenhuma circunstância.

Mas espere, e se eu fechei a janela acidentalmente depois de me dizer para não fazê-lo? Se você fez isso em um navegador normal, você pode voltar para https://wallet.near.org/ e estará registrado com esse como seu endereço. Você ainda poderá receber NEAR nesse endereço, ele só não será uma conta NEAR de verdade. Se isso acontecer, você não será capaz de atualizar e terá de começar de novo com uma conta e uma frase semente novas.

Uma vez que você finalmente tenha recebido aquele 1 NEAR na janela que deixou aberta, que você nunca fechará, deverá ver a tela abaixo. Parabéns, sua conta foi financiada e o ID da conta é seu para sempre (ou até que você decida vendê-lo).

Passo 3

Configure a sua conta. Agora que sua conta recebeu fundos, clique em ‘Continuar para a Conta’ para entrar na interface inicial da carteira.

Nota: Quando você estiver na interface inicial, existem diferentes opções disponíveis no canto superior esquerdo da barra. Na coluna da direita, você pode ver suas diferentes permissões de segurança. Lembra no início, quando eu mencionei que você pode mudar a segurança após estar tudo configurado? Pois bem, chegou a hora de fazer isso. Você pode habilitar o acesso por e-mail e telefone no lugar da sua frase semente para um acesso mais rápido.

Habilitando outras formas de acesso:

Abaixo disso, você pode ver ‘Autenticação de Dois Datores’ a partir do seu e-mail. Isso é altamente recomendado, pois significa que mesmo se sua conta estiver comprometida, nenhuma ação pode ser tomada sem primeiro confirmar a ação com um código especial enviado para o seu e-mail.

Passo 4: Adicionando ou Importando uma Conta

Antes de entrarmos no tópico de staking, você pode querer conectar outras contas NEAR que você configurou para a interface de carteira. Isso permitirá que você navegue rapidamente entre as contas. No canto superior direito você pode clicar em ‘Importar Conta’ ou ‘Criar Nova Conta’.

Se você deseja **Importar uma conta existente** basta clicar na caixa ‘Frase-semente Recuperação’ e inserir a frase semente dessa conta. Maneiro!

Muito bem! Se você continuou até aqui, parabéns. Agora você está com sua conta NEAR configurada e pronta para staking. Apenas um lembrete rápido: A partir do momento em que sua conta recebeu fundos, o único método de receber e enviar NEAR e qualquer token da carteira é através do seu recém-criado ID da conta. Nunca mais use o endereço temporário novamente depois que a sua conta receber fundos.

Staking da carteira NEAR

Essa próxima parte abordará os detalhes de como fazer e desfazer o stake da carteira NEAR. A configuração é muito fácil uma vez que você estiver familiarizado com o processo.

Passo 1: Staking NEAR

Vá para a aba Staking no canto superior da tela. Clique nela e a tela abaixo será exibida.

Esse é o primeiro passo para fazer stake. Então você deve clicar no botão azul ‘Fazer stake dos meus tokens’. Depois de fazer isso, você será solicitado a Selecione um validador da lista de Validadores NEAR.

Há algumas coisas nas quais prestar atenção aqui:

Primeiro de tudo, veja a taxa definida abaixo do nome dos validadores. Essa taxa representa a quantia que o validador vai receber por permitir que você faça o stake com ele. Então quando você calcular seu rendimento anual (APY), subtraia esse valor de qualquer que seja o valor total que você terá de recompensa.

Em segundo lugar, se você já sabe qual validador deseja escolher para fazer o stake, você pode pesquisá-lo com o ID da conta, na barra de pesquisa. Nesse exemplo nós vamos usar o validador Figment. A lista completa de validadores pode ser encontrada aqui.

Uma vez que você selecionou seu validador clique em ‘Efetuar stake com validador’ e então será solicitado o valor que gostaria de fazer stake. Se você quiser fazer stake com todo o valor em sua carteira clique em ‘Usar o Máximo’. Note, como mostrado na foto abaixo, sempre é reservado 0.35 NEAR para taxas.

Selecione o valor que você gostaria de fazer Stake:

Uma vez que você entrar com o valor, você deve confirmar o stake como mostrado na imagem abaixo. Tudo que que você precisa fazer é clicar em ‘Confirmar’.

É assim que vai ser exibido quando você tiver feito stake com sucesso.

Okay, então dessa forma agora você está fazendo stake no protocolo NEAR. Você pode verificar as atualizações e recompensas na aba ‘Staking’ da carteira.

Step 2: Retirada das Recompensas (“Unstaking”)

Então agora que você está com tudo configurado e fazendo stake, você pode querer tirar suas recompensas de vez em quando. Nessa próxima etapa será demonstrado como fazer isso.

Para começar, vá para a aba staking. Você verá, como mostrado na imagem abaixo, uma nota de que as recompensas são automaticamente realocadas no stake. Se você deseja desfazer o stake você deve selecionar ‘Unstake’ ao lado direito.

Então será solicitado que você selecione de qual validador você gostaria de fazer a retirada. A menos que você esteja fazendo stake com vários validadores diferentes, mostrará somente uma opção.

Depois de selecionar o validador, a tela a seguir será exibida, então você deve informar a quantidade de tokens que deseja retirar. Você pode então escolher retirar seus rendimentos somente, ou mais se quiser.

O último passo do processo de retirada do stake é confirmar que você está pronto para fazer a retirada da quantidade de NEAR que você inseriu. Como explicado na interface, os tokens ficam disponíveis na quarta época após o lançamento, que normalmente ocorre entre 52 a 65 horas.

Após clicar em confirmar você verá essa amigável tela de ‘Sucesso’.

Pouco depois, se você verificar novamente a aba ‘staking’ da sua carteira, você poderá ver se os tokens que você retirou estarão em ‘Aguardando liberação’ ou disponíveis para saque. Uma vez que estiverem disponíveis para saque, você pode simplesmente selecionar ‘Saque’ para então tê-los depositados novamente na sua carteira.

E isso é praticamente tudo. Muito intuitivo. Muito fácil. O tempo mínimo de espera é 4 épocas, com cada época durando 12 horas.

Como conectar minha carteira NEAR a um Dapp na NEAR?

Ok, esta é absolutamente a última parte deste guia. Eu sei que ele está longo. Muitas pessoas às vezes perguntam como podem usar a carteira NEAR para se conectar a Dapps existentes na NEAR. É muito simples. Realmente super simples. Eis o que você precisa fazer. Você vai para um Dapp NEAR. Você pode conferir os diferentes Dapps no Awesome NEAR. Este acontece de ser near.bet — um lugar para comprar e vender contas (um alô para o Alex K.). Em algum lugar da interface deles você procura pela ‘opção de iniciar a sessão com a carteira NEAR’. Dê um clique nela.

Isso vai te levar a essa tela na sua carteira. Note que se você tem várias contas conectadas através da carteira, você pode decidir a qual conta gostaria de permitir o acesso do Dapp.

Uma vez que você clique em “Permitir” estará tudo pronto, e sua conta será conectada automaticamente ao Dapp daqui em diante — seus fundos e tudo mais. Simples, elegante e fácil.

Como monitorar o rendimento percentual anual (APY) do seu staking?

Finalmente, pergunta final: como posso rastrear meu staking APY? Existem muitos sites para isso. Talvez o mais personalizável seja: https://www.stakingrewards.com/earn/near-protocol.

Como você pode ver, tudo o que você precisa fazer é inserir o número de tokens que possui e a quantidade de tempo que pretende bloquear. Curiosidade, você também pode simular como suas recompensas irão aumentar dependendo de como o preço sobe ou desce usando a guia Price no lado esquerdo.

Ok, isso é tudo por hoje. Lembre-se de que se você tiver perguntas sobre a carteira, há o grupo da guilda Português no telegram aqui. Espero que tenha ajudado. Bem-vindo ao Ecossistema NEAR!

Este texto foi traduzido colaborativamente a partir do original publicado por 4NTS Guild, que gentilmente autorizou a tradução. Caso queira ajudar a traduzir, entre na Guilda NEAR Português e fale com a gente! E para ficar por dentro das novidades, nos siga no Twitter.

Aviso: Nenhuma das informações discutidas acima deve ser considerada um conselho de investimento ou fiscal. As opiniões expressas são descritivas por natureza, detalhando como usar um produto do Protocolo NEAR.

Comunidade NEAR dos falantes de português

Comunidade NEAR dos falantes de português